quarta-feira, 14 de outubro de 2015

SIMULADO - METODOLOGIA CIENTIFICA

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201503689811)Pontos: 1,0  / 1,0
A metodologia científica está dentro de duas grandes áreas que se completam. São elas:
Metodologia Teórica e Metodologia Aplicada
 CertoEpistemologia e Metodologia Aplicada
Metodologia Aplicada e Antropologia
Antropologia e Epistemologia
Antropologia e Metodologia Teórica



 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201503142001)Pontos: 1,0  / 1,0
 "O que é senso comum? Prefiro não definir. Talvez simplesmente dizer que senso comum é aquilo que não é ciência e isto inclui todas as receitas para o dia-a-dia, bem como os ideais e esperanças que constituem a capa do livro de receitas. E a ciência? Não é uma forma de conhecimento diferente do senso comum. Não é um novo órgão. Apenas uma especialização de certos órgãos e um controle disciplinado do seu uso. Você é capaz de visualizar imagens? Então pense no senso comum como as pessoas comuns. E a ciência? Tome esta pessoa comum e hipertrofie um dos seus órgãos, atrofiando os outros. Olhos enormes, nariz e ouvidos diminutos. A ciência é uma metamorfose do senso comum." Sem ele, ela não pode existir. E essa é a razão por que não existe. A partir da leitura do texto de Rubem Alves, assinale a opção que corretamente define a visão do autor sobre a relação entre senso comum e ciência:
Ao contrário da ciência, o senso comum é misterioso e extraordinário
O senso comum e a ciência são conhecimentos distintos, independentes e extraordinários
A ciência surge de demandas sociais, mas não interfere no dia-a-dia das pessoas
A ciência surge da necessidade do dia-a-dia das pessoas e é comprovada pelo senso comum
 CertoO senso comum antecede a ciência e permite a sua existência


 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201503682908)Pontos: 1,0  / 1,0
Os métodos científicos mais comuns são o método indutivo e dedutivo. A esse respeito, leia e analise, atentamente, as duas afirmativas abaixo:

O método dedutivo é um método científico que considera que a conclusão está implícita nas premissas.

PORQUE

No argumento dedutivo, as conclusões seguem necessariamente as premissas: se o raciocínio dedutivo for válido e as premissas forem verdadeiras, a conclusão será verdadeira.

Com base na análise feita, podemos afirmar que:

As duas assertivas são falsas.
As duas assertivas são verdadeiras, mas a segunda não completa a primeira.
A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
 Certo
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda completa a primeira.


 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201503350377)Pontos: 1,0  / 1,0
Uma pesquisa científica precisa observar o método.Porém,deve cuidar das etapas de cada processo,sua organização, que auxilia na construção do conhecimento.A partir desse entendimento sobre a importância do método e as etapas de uma pesquisa,pode-se concluir que,a principal característica do Método Científico é:
Dizimação
Sonorização
Aferição
 CertoSistematização
Apreciação



 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201503127956)Pontos: 1,0  / 1,0
Chamamos de pesquisa pura:
A pesquisa voltada para resultados originais e inovadores
Pesquisa que se caracteriza por não poder ser refutada
 CertoA atividade que objetiva produção de conhecimento sem aplicação prática prevista
A pesquisa que não foi contaminada por resultados falseados
A atividade intelectual de construção de teorias acadêmicas.


 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201503683153)Pontos: 1,0  / 1,0
São caracteristicas da pesquisa qualitativa EXCETO:
É descritiva e utiliza o método indutivo.
 CertoUtiliza métodos estatísticos e traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los.
Considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito.
Neste enfoque não há medição numérica, como nas descrições.
Seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada


 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201503681974)Pontos: 1,0  / 1,0
Toda resenha deverá conter um resumo da obra e um juízo crítico a respeito dos argumentos do autor. Nesse sentido, a diferença entre resumo e resenha está justamente nesta parte do texto em que se elabora uma:
 CertoCrítica
Alteração do texto original com trechos da Wikipédia
Tradução
interferência com juízo de valor
Resenha



 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201503350357)Pontos: 1,0  / 1,0
A importância da leitura,envolve diferentes técnicas de estudo para obtenção de novos conceitos e ideias .Que contribuiem na produção de novas informações,gerando novos conhecimentos.Assinale dentre as opções abaixo,os passos auxiliam no desempenho de uma leitura eficiente:
Desfazer,Organizar,Elaborar e Valorar.
Reconhecer,Organizar,Elaborar e Valorar.
Suspeitar,Organizar,Elaborar e Valorar.
Ignorar,Organizar,Elaborar e Valorar.
 CertoRelacionar,Organizar,Elaborar e Valorar.


 Código de referência da questão.9a Questão (Ref.: 201503686037)Pontos: 1,0  / 1,0
Com relação ao tema planejamento, escolha a opção CORRETA:
O planejamento não contribui para a escolha de um tema, podendo até mesmo dificultar em alguns casos.
O planejamento economizará tempo, mas poderá limitar as chances de escolher um tema produtivo e organizar os trabalhos de seleção textual.
A definição do problema antecede a escolha do tema.
O planejamento deverá ser iniciado logo após a revisão da literatura para permitir uma construção de objetivos específicos compatíveis com o resumo.
 CertoO planejamento auxiliará o pesquisador a encontrar um tema interessante e sem obstáculos que possam comprometer a sua pesquisa, aumentando inclusive as chances de terminá-lo no prazo.



 Código de referência da questão.10a Questão (Ref.: 201503352840)Pontos: 0,0  / 1,0
O êxito de uma pesquisa depende do procedimento seguido pelo pesquisador, que é delineado no planejamento. Quais são as fases do planejamento de uma pesquisa?


 CertoExploratória, decisória e redacional.
Decisória, maturação e redacional.
Exploratória, coleta e publicação.
Reflexão, decisória, e redacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário