| Pontos: 1,0 / 1,0 |
| A metodologia científica está dentro de duas grandes áreas que se completam. São elas: | ||
| Metodologia Teórica e Metodologia Aplicada | ||
| Epistemologia e Metodologia Aplicada | ||
| Metodologia Aplicada e Antropologia | ||
| Antropologia e Epistemologia | ||
| Antropologia e Metodologia Teórica | ||
| | Pontos: 1,0 / 1,0 |
| Ao contrário da ciência, o senso comum é misterioso e extraordinário | ||
| O senso comum e a ciência são conhecimentos distintos, independentes e extraordinários | ||
| A ciência surge de demandas sociais, mas não interfere no dia-a-dia das pessoas | ||
| A ciência surge da necessidade do dia-a-dia das pessoas e é comprovada pelo senso comum | ||
| O senso comum antecede a ciência e permite a sua existência | ||
| | Pontos: 1,0 / 1,0 |
Os métodos científicos mais comuns são o método indutivo e dedutivo. A esse respeito, leia e analise, atentamente, as duas afirmativas abaixo:
O método dedutivo é um método científico que considera que a conclusão está implícita nas premissas.
PORQUE
No argumento dedutivo, as conclusões seguem necessariamente as premissas: se o raciocínio dedutivo for válido e as premissas forem verdadeiras, a conclusão será verdadeira.
Com base na análise feita, podemos afirmar que:
| ||
As duas assertivas são falsas.
| ||
As duas assertivas são verdadeiras, mas a segunda não completa a primeira.
| ||
A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
| ||
A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
| ||
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda completa a primeira.
| ||
| | Pontos: 1,0 / 1,0 |
| Uma pesquisa científica precisa observar o método.Porém,deve cuidar das etapas de cada processo,sua organização, que auxilia na construção do conhecimento.A partir desse entendimento sobre a importância do método e as etapas de uma pesquisa,pode-se concluir que,a principal característica do Método Científico é: | ||
| Dizimação | ||
| Sonorização | ||
| Aferição | ||
| Sistematização | ||
| Apreciação | ||
| | Pontos: 1,0 / 1,0 |
| Chamamos de pesquisa pura: | ||
| A pesquisa voltada para resultados originais e inovadores | ||
| Pesquisa que se caracteriza por não poder ser refutada | ||
| A atividade que objetiva produção de conhecimento sem aplicação prática prevista | ||
| A pesquisa que não foi contaminada por resultados falseados | ||
| A atividade intelectual de construção de teorias acadêmicas. | ||
| | Pontos: 1,0 / 1,0 |
| São caracteristicas da pesquisa qualitativa EXCETO: | ||
| É descritiva e utiliza o método indutivo. | ||
| Utiliza métodos estatísticos e traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. | ||
| Considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito. | ||
| Neste enfoque não há medição numérica, como nas descrições. | ||
| Seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada | ||
| | Pontos: 1,0 / 1,0 |
| Toda resenha deverá conter um resumo da obra e um juízo crítico a respeito dos argumentos do autor. Nesse sentido, a diferença entre resumo e resenha está justamente nesta parte do texto em que se elabora uma: | ||
| Crítica | ||
| Alteração do texto original com trechos da Wikipédia | ||
| Tradução | ||
| interferência com juízo de valor | ||
| Resenha | ||
| | Pontos: 1,0 / 1,0 |
| A importância da leitura,envolve diferentes técnicas de estudo para obtenção de novos conceitos e ideias .Que contribuiem na produção de novas informações,gerando novos conhecimentos.Assinale dentre as opções abaixo,os passos auxiliam no desempenho de uma leitura eficiente: | ||
| Desfazer,Organizar,Elaborar e Valorar. | ||
| Reconhecer,Organizar,Elaborar e Valorar. | ||
| Suspeitar,Organizar,Elaborar e Valorar. | ||
| Ignorar,Organizar,Elaborar e Valorar. | ||
| Relacionar,Organizar,Elaborar e Valorar. | ||
| | Pontos: 1,0 / 1,0 |
| Com relação ao tema planejamento, escolha a opção CORRETA: | ||
| O planejamento não contribui para a escolha de um tema, podendo até mesmo dificultar em alguns casos. | ||
| O planejamento economizará tempo, mas poderá limitar as chances de escolher um tema produtivo e organizar os trabalhos de seleção textual. | ||
| A definição do problema antecede a escolha do tema. | ||
| O planejamento deverá ser iniciado logo após a revisão da literatura para permitir uma construção de objetivos específicos compatíveis com o resumo. | ||
| O planejamento auxiliará o pesquisador a encontrar um tema interessante e sem obstáculos que possam comprometer a sua pesquisa, aumentando inclusive as chances de terminá-lo no prazo. | ||
| | Pontos: 0,0 / 1,0 |
| O êxito de uma pesquisa depende do procedimento seguido pelo pesquisador, que é delineado no planejamento. Quais são as fases do planejamento de uma pesquisa? | ||
| Exploratória, decisória e redacional. | ||
| Decisória, maturação e redacional. | ||
| Exploratória, coleta e publicação. | ||
| Reflexão, decisória, e redacional. | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário