De acordo com as Técnicas de Estudo, observe o texto abaixo e depois assinale a alternativa correta. "A função da universidade está fundada no tripé do ensino, da pesquisa e da extensão, ações indissociáveis. Podemos classificá-la como uma organização social em que alunos e professores se responsabilizem por recolher, organizar e criar novos conhecimentos, sob a égide da ciência".
SILVA, Maria Stela Antunes et al. Metodologia da Pesquisa - um desafio em construção. Editora Luzes. Rio de Janeiro, 2013. p.23.
Para realizar uma resenha deste texto você deve:
| ||||
resumir o texto e realizar críticas.
| ||||
extrair trechos, colocando ano e página.
| ||||
descrever o que está escrito.
| ||||
copiar o texto.
| ||||
resumir o texto.
| ||||
| |
O resumo textual é um instrumento de estudos que possibilita uma releitura de um texto ou um livro. Sobre a elaboração de um resumo é correto afirmar: | ||||
Pode ser entendido como um trabalho acadêmico, pois sua escrita não segue nenhuma norma de formatação e de lógica de escrita. | ||||
Fazer um resumo é copiar literalmente as ideias do autor, o que não permite que se dialogue com ele. | ||||
Independente do modo como é feito, deve ser sempre uma cópia das ideias do autor sem que quem escreve se manifeste diante da sua escrita. | ||||
É um modo de selecionar ideias para excluí-las, pois as mesmas não contribuem com a produção do conhecimento. | ||||
É de suma importância como técnica de estudo, pois possibilita ter acesso ao texto original, sem a necessidade de se feita uma outra leitura. | ||||
| |
A técnica do fichamento consiste em transcrever anotações em fichas, para fins de estudo ou pesquisa. Distinguem-se três tipos básicos de fichamento: bibliográfico, de resumo ou conteúdo e de citações. O fichamento de resumo é:
| ||||
uma síntese das ideias principais contidas numa obra, quando o pesquisador elabora a síntese com suas próprias palavras, não sendo necessário seguir a estrutura da obra. | ||||
uma interpretação que avalia e critica um texto, apontando os aspectos positivos e negativos. | ||||
uma cópia de uma obra não autorizada com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa. | ||||
uma descrição, com comentários, dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela. | ||||
uma reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho. | ||||
| |
Durante a leitura, experimentamos um mundo totalmente novo ou melhoramos o nosso. De acordo com a aula 4, conclui-se que saber ler de maneira eficiente nos ajuda: | |||
A encontrar melhores empregos | |||
A compreender melhor os textos técnicos dados na faculdade | |||
A desenvolver um raciocínio lógico mais apurado das coisas | |||
A ter uma formação universitária mais densa | |||
a descobrir novos caminhos, fertiliza a inteligência, nos ajuda a compreender a vida e a viver melhor ao lado do outro | |||
| |
O fichamento de leitura ajuda na construção de análises textuais como os resumos e resenhas. Segundo apontam Lakatos e Marconi (1996, p. 211), a resenha: | ||||
significa nada mais nada menos do que reler toda a obra usada pelo autor original que consta na referência | ||||
É o mesmo que resumo | ||||
É o mesmo que descrever a biografia do autor | ||||
Contém, necessariamente, duas laudas de reflexão | ||||
apresenta um conteúdo crítico sobre determinada obra. Sua importância está em desenvolver a capacidade de proferir juízos críticos sobre a leitura | ||||
| |
A ficha de catalogação para publicação, ou Ficha Catalográfica, tem suas origens nas fichas de papel dos catálogos de consulta de acervo de bibliotecas. As fichas eram criadas em cópias para serem colocadas nos livros e nos catálogos em gavetas. Assinale a alternativa que corresponde aos diferentes itens que devem constar numa ficha catalográfica, além da data da publicação. | ||
assunto, prefácio e resumo. | ||
resumo, prefácio e data. | ||
título, autor e assunto. | ||
autor, resenha e título. | ||
data, conteúdo e resenha. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário