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| No mundo acadêmico, o conhecimento pode ser classificado em 4 grupos distintos. Assinale a opção que contém pelo menos duas classificações corretas: | ||||
| Conhecimento filosófico e conhecimento espiritual. | ||||
| Conhecimento explícito e conhecimento tácito. | ||||
| Conhecimento científico e senso não comum. | ||||
| Senso comum e conhecimento teológico. | ||||
| Conhecimento filosófico e conhecimento pré-histórico. | ||||
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| Ao estudarmos os diferentes tipos de conhecimento, foi possível reconhecer que o conhecimento científico possui características marcantes, dentre as quais podemos citar como corretas: | |||
| Metodológico e não sistêmico. | |||
| Metodológico e irracional. | |||
| Irracionalidade e sistemático. | |||
| Racionalidade e sistemático. | |||
| Sistêmico e sem método. | |||
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| Dentre os tipos de conhecimento estudados, indique aquele mais caracterizado pela informalidade | |||
| filosófico | |||
| empírico | |||
| científico | |||
| religioso | |||
| místico | |||
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| É possível se adquirir conhecimento de várias formas, sendo que as formas de construí-lo são, de certo ponto de vista, válidas e também falhas. O conhecimento formado a partir de uma visão crítica sobre os fatos e que possibilita reunir informações logicamente coerentes é denominado | ||||
| Conhecimento Popular. | ||||
| Conhecimento Empírico | ||||
| Conhecimento Filosófico. | ||||
| Conhecimento Cultural | ||||
| Conhecimento Científico. | ||||
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| Se considerarmos o conhecimento e a verdade como algo dinâmico e histórico, encontraremos o ser humano como razão e fundamento desse saber. Isto nos lembra a célebre frase de Descartes, ¿penso, logo existo¿. Desta forma, muitos são os motivos para estudar Metodologia Científica. Observe as afirmações: I - Porque o conhecimento científico não existe sem método, sem uma linguagem específica, ou um rigor próprio. II - Porque o maior desafio das Instituições de Ensino Superior está em desenvolver a postura de um pesquisador ao longo do processo educacional. III -Porque é preciso desenvolver a autonomia do pensamento, muito presente no meio acadêmico. Podemos afirmar que: | ||||
| somente as alternativas I e II são verdadeiras. | ||||
| Todas as afirmativas são verdadeiras. | ||||
| somente a alternativa I é verdadeira. | ||||
| somente a alternativa III é verdadeira. | ||||
| somente as alternativas III e II são verdadeiras. | ||||
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| A Filosofia se coloca a serviço da liberdade, de todas as liberdades, [...] pelas análises que ela opera e pelas ações que desencadeia [...] (ARANHA; MARTINS, 2013, p.91). Em Filosofia não estudamos dados ou fatos puramente exteriores, mas pensamentos. Com base no texto exposto, podemos concluir que o Conhecimento Filosófico se apresenta como: | ||
| algo ordinário. | ||
| uma interioridade. | ||
| algo empírico. | ||
| uma verdade. | ||
| algo prático. | ||
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