Questões
Questão 1 - simples escolha | Valor: 0,50 |
Um fato é considerado uma observação empiricamente verificada. A teoria se refere à relação entre os fatos, ou seja, aos conceitos, às classificações, aos princípios, às leis, às regras, aos teoremas, aos axiomas etc., que ordenam e dão significado aos fatos. Qual dos itens a seguir não se refere ao papel da teoria?
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Orienta os objetos da ciência.
| ||||
2- |
Oferece um sistema de conceitos.
| ||||
3- |
Resume o conhecimento.
| ||||
4- |
Não prevê fatos.
| ||||
5- |
Indica lacunas no conhecimento.
|
Questão 2 - simples escolha | Valor: 0,50 |
Henri Fayol (1976) teve oportunidade de aplicar 14 princípios de administração: a divisão do trabalho; a autoridade e a responsabilidade; a disciplina; a unidade de comando; a unidade de direção; a subordinação do interesse particular ao interesse geral; a remuneração do pessoal; a centralização: a hierarquia; a ordem; a equidade; a estabilidade do pessoal a iniciativa e a união do pessoal. Todos esses Princípios, para Fayol devem estar presentes em quais funções da administração?
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Previsão, organização, comando, coordenação e controle.
| ||||
2- |
Motivação, organização, comando, coordenação e controle.
| ||||
3- |
Previsão, organização, negociação, coordenação e controle.
| ||||
4- |
Previsão, organização, contratação, coordenação e controle.
| ||||
5- |
Nenhum dos itens anteriores.
|
Questão 3 - simples escolha | Valor: 0,50 |
O Diretor de recursos humanos da Apatics realizou um curso de psicologia aplicada à administração e tomou conhecimento das várias teorias de motivação. De volta ao ambiente de trabalho pouco motivador de sua empresa, aplicou um questionário para identificar aspectos que deveriam ser implementados para a melhoria da motivação de seu pessoal. Em conversa com seu gerente, decidiram considerar as seguintes necessidades:
I. Básicas;
II. Sociais;
III. De remuneração;
IV. De segurança;
V. De desenvolvimento;
VI. De status;
VII. De auto realização; e
VIII. De reprodução da excelência.
Quais necessidades são originárias do modelo de Maslow?
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
I, II, V, VI e VIII.
| ||||
2- |
I, III, IV, VI e VII.
| ||||
3- |
II, III, IV, VI e VII.
| ||||
4- |
I, II, IV, VI e VII.
| ||||
5- |
II, III, V, VII e VIII
|
Questão 4 - simples escolha | Valor: 0,50 |
Ás organizações vistas como sistemas psicossociais e tecnológicos com atividades estruturadas e orientadas ao cumprimento de metas e a administração percebida como coordenação de recursos humanos e materiais visando alcançar objetivos fazem parte de que tipo de abordagem da administração?
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Sistêmica.
| ||||
2- |
Contingencial.
| ||||
3- |
Comportamental.
| ||||
4- |
Estruturalista.
| ||||
5- |
Cibernética.
|
Questão 5 - simples escolha | Valor: 0,50 |
Blau (1963) estudou as relações formais e informais das organizações burocráticas; Merton (1957), as disfunções da burocracia e Burns e Stalker “(1961), os sistemas orgânicos e mecânicos”. Antes desses importantes trabalhos, visando estudar as origens e a expansão das organizações, Max Weber estabeleceu tipos ideais de organizações burocráticas em suas formas puras. Qual das seguintes características não foi considerada por Weber?
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Existe uma clara hierarquia de autoridade nas organizações.
| ||||
2- |
Regras escritas governam a conduta dos empregados em todos os níveis da organização.
| ||||
3- |
Os empregados são assalariados de tempo integral.
| ||||
4- |
Existe uma separação entre as tarefas de um empregado dentro da organização e as da vida fora dela.
| ||||
5- |
Os membros da organização possuem a propriedade dos recursos que operam.
|
Questão 6 - simples escolha | Valor: 0,50 |
Relacione os tipos humanos à abordagem administrativa que o caracteriza, a seguir:
- Homem funcional
- Homem organizacional
- Homem econômico
- Homem Psicológico
- Homem complexo
A. Administração científica
B. Estruturalismo
C. Relações humanas
D. Teoria dos sistemas
E. Teoria da contingência
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
1A; 2B; 3C;4D;5E.
| ||||
2- |
1D; 2B; 3A; 4C;5E.
| ||||
3- |
1A; 2B; 3D;4C;5E.
| ||||
4- |
1A; 2B; 3E; 4D; 5C.
| ||||
5- |
1B; 2A; 3C: 4D; 5E.
|
Questão 7 - simples escolha | Valor: 0,50 |
O homem médio é indolente Por natureza trabalhando sempre o menos que pode; a responsabilidade desagrada-lhe, preferindo ser conduzido; é indiferente às necessidades da organização, centrando-se em si mesmo; é naturalmente avesso a mudanças, sendo ingênuo. Essas são concepções sobre a natureza do ser humano apresentadas:
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Na teoria Y de McGregor.
| ||||
2- |
Nos fatores de higiene e motivadores de Hetzberg.
| ||||
3- |
Na hierarquia de necessidades de Maslow.
| ||||
4- |
Na teoria X de McGregor.
| ||||
5- |
Na teoria de expectância de Vroom.
|
Questão 8 - simples escolha | Valor: 0,50 |
O psicólogo David McClelland (1988) acredita llue as empresárias têm necessidade elevada de realização e que a satisfação dessa necessidade as impele para o empreendimento independente. Qual dos comportamentos a seguir não se enquadra no perfil empreendedor de McClelland?
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Pessoas que visam à realização gostam de trabalhar sozinhas, buscando situações em que são capazes de assumir a responsabilidade pela resolução de problemas.
| ||||
2- |
Pessoas que visam a realizações gostam de trabalhos triviais e rotineiros, buscando situações em que precisam repetir o mesmo trabalho várias vezes.
| ||||
3- |
Pessoas que visam à realização procuram especialistas como sócios, e não seus amigos.
| ||||
4- |
Pessoas que visam à realizações querem algum tipo de medida concreta de desempenho.
| ||||
5- |
Pessoas que visam à realização estabelecem objetivos moderados e assumem riscos calculados.
|
Questão 9 - simples escolha | Valor: 0,50 |
No inicio do século passado o pagamento de salários por quantidades produzidas era predominante. As atividades eram decompostas em tarefas elementares que, uma vez repetidas com frequência e intensidade, tornavam o trabalho, além de cansativo, destituído de significado. Muitas empresas estabeleciam tempos-padrão para o desenvolvimento das operações e supervisionavam os empregados constantemente. Esse tipo de ambiente de trabalho foi o centro das atenções de que tipo de estudo da administração?
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Da teoria comportamental da administração.
| ||||
2- |
Da abordagem humanística da organização.
| ||||
3- |
Do modelo burocrático de organização.
| ||||
4- |
Da teoria contingencial.
| ||||
5- |
Da teoria da administração científica.
|
Questão 10 - simples escolha | Valor: 0,50 |
A tomada de decisão deve levar em consideração a natureza complexa dos negócios, resultante de ambientes organizacionais modernos que sofrem constantes transformações. Várias são as abordagens desenvolvidas pelos diferentes estudiosos da administração sobre a forma mais adequada de tomar decisões. Considerando se o conhecimento acumulado até então, pode-se afirmar que a forma mais adequada para se decidir é:
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Racional: considera que todo o problema possui apenas uma causa principal e que sua resolução ocorre de forma isolada.
| ||||
2- |
Racional: visa à simplicidade no tratamento das questões e reconhece que o essencial é definir os problemas com precisão, procurar soluções e implementá-las.
| ||||
3- |
Política: prevê a solução negociada do problema e considera que sua causa pode ser facilmente diagnosticada por meio de coalizões de interesse.
| ||||
4- |
Organizacional: diagnostica os problemas de forma sequencial e planeja as soluções para cada caso de modo independente dos inter-relacionamentos entre os elementos organizacionais.
| ||||
5- |
Organizacional: considera que os problemas são complexos e que possuem causas variadas; admite que, normalmente, muitas soluções são possíveis e que as causas e soluções estão constantemente inter-relacionadas com o restante da organização e com seu ambiente.
|
Questão 11 - simples escolha | Valor: 0,50 |
As ciências formais caracterizam-se pelo estudo das idéias (como a lógica e a matemática). As ciências factuais, por sua vez, voltam-se ao estudo dos fatos (como a física e a sociologia). No âmbito das ciências factuais, o conhecimento científico caracteriza-se por ser:
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Real, contingente, sistemático, verificável, falível, quase exato;
| ||||
2- |
Valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível, inexato;
| ||||
3- |
Valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível, exato;
| ||||
4- |
Valorativo, inspiracional, sistemático, não verificável, infalível, exato;
| ||||
5- |
Nenhum dos itens anteriores.
|
Questão 12 - simples escolha | Valor: 0,50 |
“Ser tecnicamente bastante competente para passar instruções e desenvolver métodos mais eficientes; ser mais inteligente que seus subordinados; ser bastante livre de tendências neuróticas para ser capaz de tomar decisões prontamente; interessar-se e gostar de seu pessoal”, são características que predominam em um estilo de liderança:
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Autoritária;
| ||||
2- |
Democrática;
| ||||
3- |
Laissez-faire;
| ||||
4- |
Eficaz;
| ||||
5- |
Anarquista.
|
Questão 13 - simples escolha | Valor: 0,50 |
O professor Hofstede (1997) argumenta que as pessoas possuem “programas mentais” desenvolvidos na família, reforçados nas escolas, nas organizações e que contêm um componente da cultura nacional. Após realizar extensa pesquisa com empregados de empresas multinacionais, Hofstede identificou cinco dimensões que afetam não só o pensamento humano, seus sentimentos e suas ações, mas também as organizações e as instituições. Estas podem ser analisadas, segundo Hofstede, com qual conjunto de característica?
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Identidade do trabalhador; foco em sistemas abertos, orientação meios-fins; tolerância a conflitos; critérios de recompensa; tolerância a riscos; controle; integração das unidades; foco nas pessoas; ênfase no grupo;
| ||||
2- |
Identidade do trabalhador; foco em sistemas abertos, orientação meios-fins; intolerância a conflitos; critérios de recompensa; tolerância a riscos; controle; integração das unidades; foco nas pessoas; ênfase no grupo;
| ||||
3- |
Identidade do trabalhador; foco em sistemas abertos, orientação meios-fins; tolerância a conflitos; critérios de recompensa; intolerância a riscos; controle; integração das unidades; foco nas pessoas; ênfase no grupo;
| ||||
4- |
Identidade do trabalhador; foco em sistemas abertos, orientação meios-fins; tolerância a conflitos; critérios de recompensa; tolerância a riscos; controle; integração das unidades; foco na legislação; ênfase no grupo;
| ||||
5- |
As alternativas anteriores não contemplam todas as características relacionadas por Hofstede para se analisar a cultura organizacional.
|
Questão 14 - simples escolha | Valor: 0,50 |
Elevada participação dos trabalhadores por meio de sugestões de melhoria, existência de promoção por idade e de emprego vitalício, produção orientada por grupos e pouca distinção entre a vida pessoal e profissional dos funcionários caracterizam que forma de organização do trabalho?
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
O modelo sueco de autogestão;
| ||||
2- |
A co-gestão alemã;
| ||||
3- |
O taylorismo;
| ||||
4- |
O modelo japonês;
| ||||
5- |
O pós-fordismo.
|
Questão 15 - simples escolha | Valor: 0,50 |
As estruturas empresariais evoluíram de modelos advindos do mundo da mecânica para outros do mundo biológico e, mais recentemente, para modelos baseados na aprendizagem. Para que uma organização seja considerada de aprendizagem, é necessário:
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Desenvolver um plano de carreira com habilidades e competências bem-definidas;
| ||||
2- |
Realizar benchmarking de todas as atividades da empresa;
| ||||
3- |
Diagnosticar os ambientes interno e externo da empresa para estabelecer o plano estratégico;
| ||||
4- |
Remunerar os trabalhadores de acordo com os níveis de escolaridade;
| ||||
5- |
Educar, treinar e desenvolver lideranças proativas.
|
Questão 16 - simples escolha | Valor: 0,50 |
Em toda organização, o ativo mais importante são seus recursos humanos. Pessoas motivadas e com visão e valores comuns são o principal ingrediente de uma administração participativa. Esse tipo de administração sempre apresenta grandes resistências que precisam ser vencidas. Assinale a seguir a opção que apresenta o maior grau de resistência por parte da alta administração em estimular uma administração participativa.
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Solidariedade entre os trabalhadores da empresa para fazer “corpo mole”;
| ||||
2- |
Existência de apreensão e desconfiança por parte da gerência, com receio de perder poder e controle;
| ||||
3- |
Falta de apoio e comprometimento por parte da alta administração da empresa;
| ||||
4- |
Confusão causada por não se saber as exatas atribuições de cada funcionário da empresa;
| ||||
5- |
Inexistência de modelos participativos nas demais empresas.
|
Questão 17 - simples escolha | Valor: 0,50 |
Considerando os seus conhecimentos sobre as teorias da administração em geral, como você classificaria as teorias e pensadores importantes no tempo?
1. Administração científica, gráfico de Gantt, e modelo T de Ford
|
A) 1940-1960
|
2. Lotes econômicos de produção; linha de montagem móvel
|
B) 1930-1940
|
3. Diversificação na GM, Shewart e o CEP
|
C) 1920-1930
|
4. Motivação no trabalho, estudos em Hawthorn
|
D) 1920-1930
|
5. Pesquisa operacional, JIT na Toyota, Maslow e a hierarquia de necessidades
|
E) 1900-1910
|
6. MRPs, foco na manufatura, difusão do JIT e da Qualidade Total
|
F) 1980-....
|
7. Difusão das células de produção, Lean production; Supply chain management
|
G) 1960-1980
|
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
1G; 2B; 3E; 4D; 5C; 6F; 7A;
| ||||
2- |
1B; 2A; 3E; 4DC; 5; 6F; 7G;
| ||||
3- |
1E; 2D; 3C; 4B; 5A; 6G; 7F;
| ||||
4- |
1A; 2C; 3B; 4E; 5D; 6G; 7F;
| ||||
5- |
1A; 2B; 3C; 4D; 5E; 6F; 7G.
|
Questão 18 - simples escolha | Valor: 0,50 |
Com a grande competitividade das empresas japonesas, na década de 1980, muitos padrões organizacionais foram desafiados, e as questões sobre liderança no mercado contrastadas com grandes margens de lucro passaram a ser frequentes nos meios empresariais de todo o mundo. Com a crescente globalização dos negócios, durante os anos 1990, a realidade organizacional passou a ser a da sobrevivência a qualquer custo. Nos próximos anos, em função da instabilidade global crescente, qual deve ser a posição mais apropriada das organizações?
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Reformar o sistema financeiro internacional e regular os fluxos de capitais;
| ||||
2- |
Ser flexível e acompanhar as mudanças de cenários adaptando-se a eles mais rapidamente que seus concorrentes;
| ||||
3- |
Preservar suas habilidades e competências internas, resistindo aos apelos de mudanças dos novos mercados e consumidores;
| ||||
4- |
Mudar sua cultura organizacional, incorporando os ensinamentos de Max Weber e outros teóricos do passado;
| ||||
5- |
Contratar consultorias internacionais para se atualizar com as melhores práticas de administração utilizadas no mundo.
|
Questão 19 - simples escolha | Valor: 0,50 |
Influência é: a “ação que se exerce sobre as disposições psíquicas, sobre a vontade de determinada pessoa” ou ainda a ação de um agente físico sobre alguém ou alguma coisa, suscitando naquele ou neste, modificações. Muitas vezes, a palavra “influência” é usada como sinônimo de poder e/ou autoridade. Vários meios podem ser utilizados para influenciar o comportamento. Relacione os meios descritos a seguir com suas definições:
1. Emulação A) Sentimento que leva o indivíduo a tentar igualar-se a ou superar outrem.
2. Sugestão B) Proposta, conselho, idéia
3. Persuasão C) Ato de levar ou convencer alguém ou a si mesmo a acreditar ou aceitar algo
4. Coação D) Ato de obrigar (alguém) a fazer ou não alguma coisa.
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
1A; 2B; 3D e 4C;
| ||||
2- |
1B; 2 A; 3C e 4D;
| ||||
3- |
1D; 2B; 3C e 4A;
| ||||
4- |
1B; 2 A; 3D e 4C;
| ||||
5- |
1A; 2B; 3C e 4D.
|
Questão 20 - simples escolha | Valor: 0,50 |
Seis grupos de operações ou funções essenciais (técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, de contabilidade e administrativas) existem em quaisquer empresas, sejam elas simples ou complexas, pequenas ou grandes. Essa forma de pensar a empresa refere-se a:
Gabarito | Respostas | ||||
1- |
Charles Babbage;
| ||||
2- |
Henri Fayol;
| ||||
3- |
Elton Mayo;
| ||||
4- |
Frederick Taylor;
| ||||
5- |
Mary Parker Follet.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário