![]() | ![]() ![]() |
No mundo acadêmico, o conhecimento pode ser classificado em 4 grupos distintos. Assinale a opção que contém pelo menos duas classificações corretas: | ||||
![]() | Conhecimento filosófico e conhecimento espiritual. | |||
![]() | Conhecimento explícito e conhecimento tácito. | |||
![]() | Conhecimento científico e senso não comum. | |||
![]() ![]() | Senso comum e conhecimento teológico. | |||
![]() | Conhecimento filosófico e conhecimento pré-histórico. | |||
| ||||
![]() | ![]() ![]() |
Ao estudarmos os diferentes tipos de conhecimento, foi possível reconhecer que o conhecimento científico possui características marcantes, dentre as quais podemos citar como corretas: | |||
![]() | Metodológico e não sistêmico. | ||
![]() | Metodológico e irracional. | ||
![]() | Irracionalidade e sistemático. | ||
![]() ![]() | Racionalidade e sistemático. | ||
![]() | Sistêmico e sem método. | ||
| |||
![]() | ![]() ![]() |
Dentre os tipos de conhecimento estudados, indique aquele mais caracterizado pela informalidade | |||
![]() | filosófico | ||
![]() ![]() | empírico | ||
![]() | científico | ||
![]() | religioso | ||
![]() | místico | ||
| |||
![]() | ![]() ![]() |
É possível se adquirir conhecimento de várias formas, sendo que as formas de construí-lo são, de certo ponto de vista, válidas e também falhas. O conhecimento formado a partir de uma visão crítica sobre os fatos e que possibilita reunir informações logicamente coerentes é denominado | ||||
![]() | Conhecimento Popular. | |||
![]() | Conhecimento Empírico | |||
![]() ![]() | Conhecimento Filosófico. | |||
![]() | Conhecimento Cultural | |||
![]() | Conhecimento Científico. | |||
| ||||
![]() | ![]() ![]() |
Se considerarmos o conhecimento e a verdade como algo dinâmico e histórico, encontraremos o ser humano como razão e fundamento desse saber. Isto nos lembra a célebre frase de Descartes, ¿penso, logo existo¿. Desta forma, muitos são os motivos para estudar Metodologia Científica. Observe as afirmações: I - Porque o conhecimento científico não existe sem método, sem uma linguagem específica, ou um rigor próprio. II - Porque o maior desafio das Instituições de Ensino Superior está em desenvolver a postura de um pesquisador ao longo do processo educacional. III -Porque é preciso desenvolver a autonomia do pensamento, muito presente no meio acadêmico. Podemos afirmar que: | ||||
![]() | somente as alternativas I e II são verdadeiras. | |||
![]() ![]() | Todas as afirmativas são verdadeiras. | |||
![]() | somente a alternativa I é verdadeira. | |||
![]() | somente a alternativa III é verdadeira. | |||
![]() | somente as alternativas III e II são verdadeiras. | |||
| ||||
![]() | ![]() ![]() |
A Filosofia se coloca a serviço da liberdade, de todas as liberdades, [...] pelas análises que ela opera e pelas ações que desencadeia [...] (ARANHA; MARTINS, 2013, p.91). Em Filosofia não estudamos dados ou fatos puramente exteriores, mas pensamentos. Com base no texto exposto, podemos concluir que o Conhecimento Filosófico se apresenta como: | ||
![]() | algo ordinário. | |
![]() ![]() | uma interioridade. | |
![]() | algo empírico. | |
![]() | uma verdade. | |
![]() | algo prático. | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário