"Milhares de estudantes encheram as ruas da capital chilena, Santiago, nesta quinta-feira (21) em uma passeata para lembrar a presidente Michelle Bachelet de que a paciência deles para esperar as prometidas reformas na educação está se esgotando.
Houve confrontos violentos entre manifestantes e policiais, embora a maior parte do protesto tenha sido pacífico, informou a polícia. As autoridades estimaram que 25 mil pessoas participaram, enquanto líderes estudantis falaram em 80 mil presentes."
Na reportagem, as palavras "para" e "embora" estabelecem, respectivamente, os sentidos de:
|
|
2.Os elementos articuladores fazem parte do que chamamos de articulações sintáticas, função responsável pelo estabelecimento das relações semânticas. Analise a sentença a seguir e indique a relação semântica estabelecida pelo MAS.
Ele saiu cedo, MAS chegou atrasado para a prova.
|
|
|
|
 | Adversidade. |
3.Não podemos utilizar um elemento qualquer para conectar as informações: é preciso que esse elemento expresse a idéia que desejamos de modo a evitar incoerências. As palavras, as expressões com as quais ligamos as ideias, estabelecem significados, conduzem o sentido das mensagens. Assim, analise, no período a seguir, o sentido estabelecido pela estrutura COM O OBJETIVO DE.
Ele comprou um novo computador COM O OBJETIVO DE melhorar sua performance no trabalho.
|
|
 | Finalidade. |
4a Questão (Ref.: 201505055517) | Pontos: 0,0 / 1,0 |
Coesão e coerência são aspectos fundamentais, uma vez que mantêm a unidade necessária na construção de um texto propriamente dito. É graças à coesão, por exemplo, que conseguimos compreender um texto com mais facilidade. Se, quando lermos, identificarmos os chamados elos coesivos, que nos remetem a formar a sequência de ideias e as mensagens que vão construindo o sentido do texto, conseguiremos entender a mensagem com muita mais clareza e rapidez.
Leia os versos do poema "Rosa de Hiroshima":
( ... )Pensem nas feridas, A anti-rosa atômica, Como rosas cálidas, Sem cor sem perfume, Mas oh não se esqueçam, Sem rosa sem nada (...).
(Vinícius de Morais)
A palavra MAS é um elo coesivo, que estabelece coerência entre as partes do texto. O que a palavra MAS expressa? |
|
 | oposição.
5a Questão (Ref.: 201505053494) | Pontos: 0,0 / 1,0 |
"Ubirajara estudou bastante; deve, POIS, ser aprovado". Nesse contexto, a palavra POIS foi a responsável pela coesão entre o fato de Ubirajara ter estudado bastante e o fato de provavelmente ser aprovado. A palavra POIS estabeleceu um sentido de |
|
|
|
 | conclusão. |
|
|
|
|
6a Questão (Ref.: 201505059544) | Pontos: 0,0 / 1,0 |
7a Questão (Ref.: 201504752644) | |
Qual a tipologia textual que apresenta as seguintes características?
- Conta como aconteceu, acontece ou acontecerá algo (real ou imaginário);
- É necessário uma introdução, um clímax e um desfecho;
- O enredo é prioridade;
- É fundamental situar o tempo e o espaço físico onde ocorrem os fatos;
- Dá preferência ao verbo de ação e ao dinamismo.
Exemplifique escrevendo um período em que apareça uma dessas características.
|
|
|
Compare com a sua resposta: A tipologia textual é a Narração. Exemplo livre. |
|
|
8a Questão (Ref.: 201504726313) | |
A Carta de Pero Vaz de Caminha
De ponta a ponta é toda praia rasa, muito plana e bem formosa. Pelo sertão, pareceu nos do mar muito grande, porque a estender a vista não podíamos ver senão terra e arvoredos, parecendo-nos terra muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro nem prata, nem nenhuma coisa de metal, nem de ferro; nem as vimos. Mas, a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados, como os de Entre-Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e infindas. De tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem.
(In: Cronistas e viajantes. São Paulo: Abril Educação, 1982. p. 12-23. Literatura Comentada. Com adaptações)
A respeito do trecho da Carta de Caminha e de suas características textuais predominantes, identifique o tipo textual que nele se presentifica. Fundamente a sua resposta.
|
|
|
Compare com a sua resposta:
DESCRITIVO porque o relato das experiências vividas é feito com aspectos descritivos, apresentando as seguintes características desse tipo textual: retrato verbal; valorização de adjetivos; presença de verbos de ligação; estaticidade (ausência de ação); Verbos flexionados no presente ou no pretérito.
|
|
|
9a Questão (Ref.: 201505112590) | Pontos: 0,0 / 1,0 |
Assinale a alternativa correspondente à relação sintático-semântica do elemento articulador destacado no período.
O calor continuava insuportável, APESAR DA forte chuva que tinha caído mais cedo.
|
|
|
|
|
|
 | Concessão. |
|
|
|
|
10a Questão (Ref.: 201505062277) | Pontos: 1,0 / 1,0 |
Leia o texto e observe que há incoerência estabelecida através do conector destacado. Qual dos conectores apresentados pode substituí-lo para eliminar a incoerência?
Pedro estudou muito, POR ISSO não passou no vestibular.
|
|
|
|
 |
No entanto
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário